Espaço cultural Lápis & Cia

Uma história que nasceu de um sonho movido pela paixão pela arte.

Lápis & Cia nasceu de um profundo amor pela arte, um projeto que tomou forma e se consolidou por dois pilares fundamentais: a paixão por levar a arte a novos horizontes e uma gestão comprometida com a excelência.

Fundada em 10 de junho de 1986 por Lucélia Ribeiro, artista visual formada em desenho artístico e design gráfico em campinas pela CLA- Curso Latino Americano de Artes. Atuante em exposições e eventos artísticos na cidade e região, Lucélia abriu as portas da escola, inicialmente a lápis & Cia foi chamada de Estruturar’t, em um pequeno cômodo na Rua XV de Novembro, com apenas três alunos no curso de desenho artístico básico. Este foi um marco histórico para Mogi Guaçu, pois era a primeira escola de artes da cidade, que desde então se tornou referência como estímulo vocacional na formação de artistas locais e profissionais de diversas áreas, como arquitetura, artes visuais, decoração e publicidade nos anos seguintes.

Local do segundo endereço da Lápis e Cia em 1988 na Rua José de Paula, nº 74.

Em 1988, o nome foi alterado para “Lápis & Cia” definitivamente e a escola foi transferida para a Rua José de Paula, nº 74. Com mais espaço, aumentaram as vagas e a equipe, contando com a secretária Glória de Fátima Ataíde e as professoras Nilse Peres Santamarina e Luciana Gonçalves. Nesse período, Lápis & Cia se tornou um polo cultural. A cidade ainda não contava com um centro cultural, e o espaço reunia artistas de artes visuais e teatro, além de promover movimentos artísticos e as primeiras exposições da escola, muitas vezes em parceria com a Biblioteca Municipal, com o apoio de Creuza Colombo.

Em 1990, Lucélia Ribeiro deixou o Brasil para atuar no comando editorial de uma revista infantil no exterior, transferindo a direção da escola para sua irmã, Vanilda Ribeiro Marchiori. Vanilda ampliou os horários de aula e trouxe novos talentos para a equipe docente, como Rômulo de Macedo Coutinho (1991), Eli Cristina Cóvulo (1992), Águeda de Jesus Gonçalves (1993) e Janaína Morelli (1994). Em 1995, Moisés de Macedo Coutinho introduziu o curso de Caricatura e Quadrinhos, agregando ainda mais valor ao espaço.

Em julho de 1998, a escola se mudou para sua sede própria, na Travessa Américo Luís Caveanha, nº 91, no centro da cidade. Essa nova fase possibilitou a ampliação de horários e cursos, como Pintura em Tela com o professor Anderson Kleber Moreira, Fotografia com a professora Cida Mello e, atualmente, o professor Cristian de Sá, além de Arte para Crianças de 7 a 10 anos, inicialmente ministrado pela professora Gladys Azzan Guerrini e atualmente por Raquel Bianchi de Oliveira.

Nos últimos anos, a Lápis & Cia passou por diversas reformulações estruturais e pedagógicas em seus cursos, buscando atender cada vez melhor às necessidades de seus alunos.

Hoje, com 38 anos de história, Lápis & Cia é motivo de orgulho para Mogi Guaçu e região. O que começou como um sonho transformou-se na maior escola de artes da região, com uma infraestrutura de excelência e um potencial único para formar artistas, profissionais criativos e apaixonados pela arte.

Aqui, talentos são desenvolvidos e sonhos ganham vida.

“ A arte nasce quando viver não basta para exprimir a vida”